Tosse dos Canis e Cinomose

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Oi gente tudo bem com vocês???
Hoje passei para falar um pouco sobre um alerta para os apaixonados pelos amiguinhos peludos. Vou contar sobre o que aconteceu com minha companheirinha de todas as horas, a Sandy. Olha ela aí:


Aqui na minha região está dando um surto de Tosse dos canis. É uma tosse seca e parece que o bichinho está engasgado com alguma coisa, ela é transmitida basicamente por uma bactéria. Se um cachorro contaminado entrar em contato com outros, eles pagarão também. Essa doença surge principalmente em épocas mais frias. 
Pois bem, minha pretinha pegou e ontem foi consultada pelo veterinário. Achei muito importante a conversa que tive com ele. Ele me falou que essa doença se não tratada é perigosa pois a bactéria pode ir para o pulmão do cachorro e causar uma pneumonia que por fim pode levar a morte. Bom, o tratamento da Sandy está sendo feito com antibióticos  e xarope duas vezes por dia. Espero que ela fique bem logo.
Mas o que gostaria de ressaltar é que uma simples tosse pode ser também consequência de uma doença ainda mais grave, a Cinomose, que é altamente mortífera. Um dos sintomas da cinomose pode ser também uma tosse, mas o que diferencia nesse caso é que tem outros sintomas, os olhos ficam como que com uma conjuntivite e os pelos em redor caem e também o focinho fica craquelado, além de outros.
Aqui fica meu alerta: Se seu cachorrinho estiver com tosse não demore para procurar um veterinário pois pode ser algo grave
Mas a noticia boa é que tem prevenção. Geralmente vacinamos os cãezinhos filhotes mas a vacina da cinomose deve receber um reforço todo ano. Eu não sabia disso. Essa vacina múltipla previne contra cinomose, parvovirose, coronavirus, leptospirose, hepatite e parainfluenza. E existe também a vacina contra a Tosse dos Canis. Vale a pena prevenir para não correr o risco de ficar sem seu amiguinho!! 
(Como não é bom misturar antibióticos com a vacina, a Sandy vai tomar depois que terminar o tratamento e o veterinário recomendou não sair com ela enquanto isso)

Compartilhe essa informação!

Bjos
Glaucia.




0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!